AVALIAÇÃO PRÉ TEMPORADA: COMO DANILO GALLINARI PODE SER UM FATOR DECISIVO.

Atualizado: 8 de ago.

Para iniciarmos, Danilo Gallinari é um grande jogador ofensivo da NBA e sim, ele pode ajudar muito o Boston Celtics!


Caso você queira ter uma noção de como isso pode acontecer, basta apenas assistir novamente ao jogo de Boston contra o Atlanta Hawks de 24 de fevereiro de 2021. Gallinari incendiou o Celtics naquela noite, acertando 10 de 12 arremessos de 3 pontos para terminar a partida com 38 pontos na vitória de dois dígitos de Atlanta, melhores momentos do italiano abaixo.


Embora esse jogo tenha sido uma anomalia, é um exemplo extremo do que Gallinari pode trazer para o Celtics na forma de um pontuador refinado que espaça a quadra com seus de 2,08m de altura.


Mas onde, exatamente, Gallinari se encaixa em na rotação da talentosa equipe do Celtics? Vamos tentar dissecar ao máximo todos os pontos sobre o novo ala da equipe logo abaixo.


Estatísticas de Gallinari na temporada 2021-22 (com o Hawks).

Temporada regular: 11,7 ppg, 4,7 rpg, 1,5 apg, 43,4% FG, 38,1% 3PT (66 jogos)

Playoffs: 10,2 ppg, 4,2 rpg, 1,8 apg, 40,0% FG, 26,7% 3PT (cinco jogos)

 
Situação do contrato de Gallinari.

No dia 12 de julho Gallinari assinou um contrato de dois anos por valor de 13,3 milhões de dólares com o Celtics. Ele ganhará 6,5 milhões nesta temporada e US$ 6,8 milhões na próxima caso opte por exercer sua Team Option para a temporada 2023-24.

 
Qual será o papel de Gallinari no Celtics?

O Celtics não tinha um pontuador confiável vindo do banco na última temporada e para resolver este ponto trataram logo de adquirir dois deles em Gallinari e Malcolm Brogdon. A versatilidade de Gallinari é um trunfo, pois ele pode substituir Jayson Tatum na ala, Al Horford como ala-pivo ou ainda Robert Williams como pivô em rotações de Small Ball.


Gallinari não é um defensor de elite, mas a defesa do time do Celtics deve ser forte o suficiente para esconder suas limitações. Se o técnico Ime Udoka vê seu ataque ficando estagnado, ele pode colocar Gallinari em quadra para espaçar a quadra e ser uma grande ameaça para os adversários - especialmente quando utilizarmos formações mais baixas.


"Acho que estamos melhor preparados para jogar com essas formações mais baixas do que estávamos antes, apenas por causa do tamanho de Brogdon e Gallinari, agora temos muitas opções para isso", disse Stevens a repórteres no mês passado.


Como o segundo jogador mais velho do Celtics atrás de Horford (36), Gallinari, de 33 anos, também pode fornecer uma liderança valiosa para um time que parecia um pouco imaturo contra o experiente e vencedor Golden State Warriors de Stephen Curry nas finais da NBA.

 
A temporada de Gallinari será um sucesso se...

... Ele conseguir uma média próxima a 15 pontos por jogo e se mantiver saudável para a disputa dos playoffs.


O Celtics não precisa que Gallinari jogue 30 minutos por noite ou seja responsável por carregar o ataque da equipe, mas todos esperam ele para ser a segunda ou terceira opção ofensiva enquanto estiver em quadra, principalmente enquanto os titulares estiverem descansando, considerando que a franquia de Boston teve a 5ª pior pontuação de jogadores reservas da NBA na última temporada da NBA, Gallinari chega para mudar este cenário. O veterano de 14 temporadas na liga certamente é capaz de fornecer uma boa pontuação para equipe.


Outro fato importante é que o Ala italiano jogou mais de 70 jogos em uma temporada apenas duas vezes em sua longa carreira na NBA, portanto, devemos monitorar seus minutos para garantir que ele esteja bem descansado para uma sequência de jogos na pós-temporada.

 
Maior obstáculo para o sucesso de Gallinari.

Deficiências defensivas!


Gallinari não é um defensor horrível graças à sua altura, de 2,08m. Mas, provavelmente, ele será o pior defensor da equipe enquanto estiver em quadra, e as equipes procurarão explorar o elo mais fraco em uma defesa sólida, focando suas forças ofensivas nele.


Se Gallinari está convertendo seus arremessos, o Celtics pode conviver com suas limitações defensivas, mas se eles se encontrarem em um jogo de playoffs onde seu arremesso não esteja caindo e um jogador como o astro do Milwaukee Bucks, Giannis Antetokounmpo, está repetidamente pontuando em cima dele, será difícil mantê-lo em quadra.

 
Visão Geral.

Gallinari deve ter muitas oportunidades livre enquanto dividir a quadra com Tatum e/ou Brown, então vamos prever um pequeno aumento em suas médias de pontuação e arremessos. Ele imediatamente torna o Celtics melhor ofensivamente e dá às equipes adversárias um sério problema para lidar na segunda unidade de Boston.


A maior questão é se Gallinari pode aguentar a temporada e chegar inteiro aos playoffs, onde as equipes tentarão expô-lo ao máximo na defesa. Mas se o italiano (e alegado torcedor do Celtics na infância) tiver algumas bons jogos convertendo bolas de 3 pontos importantes, isso ajudará muito a equipe a levantar o 18º Banner de sua história e dedicá-lo a Bill Russell.

E você amigo e torcedor celta, em sua opinião como será a temporada do ala italiano Danilo Gallinari? Deixe sua valiosa opinião abaixo.



44 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo