AVALIAÇÃO PRÉ-TEMPORADA: PODE WILLIAMS CONTINUAR A EVOLUIR?

O Boston Celtics ostentou a melhor defesa da NBA ao chegar ao segundo lugar na Conferência Leste e chegar às finais da NBA na última temporada e para isso tivemos dois fatores importantíssimos.


O armador Marcus Smart, cão de guarda como sempre, foi reconhecido com a honra de Jogador Defensivo do Ano e pode-se argumentar que Robert Williams foi a grande âncora da defensiva de Boston, com grandes avanços em sua quarta temporada na NBA.


Williams, também conhecido como "Time Lord", foi um dos jogadores mais importantes do Celtics durante a temporada 2021-22. O jogador de 24 anos terminou em nono na NBA em tocos (91) e 15º em rebotes por jogo (9,6) enquanto foi eleito para o segundo time de defesa da liga.


Antes de sofrer uma lesão e romper o menisco em março, Williams estava ao lado de Smart como dois dos favoritos para ganhar o prêmio DPOY (Defensive Player Of the Year). Algumas semanas depois, Williams mostrou sua força de vontade ao retornar as quadras nos playoffs. Ele não era tão explosivo como antes da lesão no joelho esquerdo, mas sua presença era um fator enorme, mesmo que ele não estivesse 100%.


Será que Williams pode dar outro salto em 2022-23? Continuamos nossa série de avaliação de pré temporada dos jogadores com as conquistas do Time Lord na temporada passada e onde ele pode melhorar em seu quinto ano na liga.


Estatísticas de Williams em 2021-22

Temporada regular: 10,0 ppg, 9,6 rpg, 2,6 bpg, 2,0 apg, 73,6% FG (61 jogos).

Pós-temporada: 7,7 ppg, 6,2 rpg, 2,2 bpg, 1,0 apg, 67,9% FG, (17 jogos).


Situação do contrato de Williams

Os Celtics assinaram com Williams uma extensão de contrato de 54 milhões por quatro anos. O acordo manterá Williams sob contrato com o Boston até a temporada 2025-26.


Qual será o papel de Williams no Celtics de 2022-23?

A temporada passada marcou a primeira temporada de Williams como titular em tempo integral e ele teve muito sucesso neste novo papel. O jogador evoluiu para o protetor de aro que os Celtics precisavam desesperadamente nos últimos anos. Seus esforços na defesa lhe renderam reconhecimento nacional, e ele também não era deixado de lado ofensivamente, pois era uma ameaça constante para finalizar uma ponte aérea.


Time Lord deve assumir o mesmo papel novamente na próxima temporada e enquanto ele permanecer saudável, ele deve estar novamente na conversa de DPOY.


A temporada 2022-23 da Williams será um sucesso se ...

... a saúde permitir que ele fique em quadra.


Williams forneceu exatamente o que os Celtics precisavam durante sua incrível temporada na última temporada. Não era apenas uma ameaça para bloquear qualquer tentativa perto do aro, ele também contestou vários arremessos no perímetro com sua explosão física e poder de salto acima da média. Sua defesa é uma das principais razões pelas quais o Boston conseguiu subir ao topo na Conferência Leste e competir por um título da NBA.


O Celtics espera que os problemas no joelho de Williams não estejam presentes na nova temporada, mas isso pode ser uma ilusão. Williams sempre tem lutado para permanecer na quadra até agora em sua jovem carreira, embora tenha dado um passo positivo significativo com 61 jogos disputados antes de sua ruptura do menisco.


Maiores obstáculos para o sucesso de Williams

Lesões.


Puro e simples, as lesões tem sido o obstáculo número 1 de Williams. É difícil imaginar mudança nisso, já que ele está no seu melhor quando é explosivo e exige mais de seu físico. Esse estilo de jogo provavelmente resultará em lesões, especialmente para um jogador com histórico de problemas no joelho.


Provavelmente podemos descartar Williams jogando uma completo de 82 jogos, mas se ele conseguir jogar próximo a 70 isso seria uma agradável surpresa.


Resumo:

Se estiver saudável, Williams deve mais uma vez ser uma força para os Celtics e um legítimo candidato a Jogador Defensivo do Ano. Embora suas estatísticas possam não chamar atenção a primeira vista, sua importância como protetor de aro, em ser sempre o jogador da sobra na marcação e continuar como uma ameaça para finalizar próximo a cesta, ele terá sempre lugar cativo entre os melhores jogadores da equipe.


Para fazer isso, Williams precisará continuar trabalhando em seu chute de médio alcance e defesa contra jogadas no low-post, ainda é uma deficiência em sua defesa que pode ser explorada pelos adversários. Se ele iniciar a próxima temporada com essas habilidades em seu currículo, ele deve ser um ativo ainda maior para Ime Udoka seguir em frente em busca do 18⁰ título para o Celtics.




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo