AVALIAÇÃO PRÉ-TEMPORADA: DERRICK WHITE, A EFETIVA PRECISA IR ALÉM DA DEFESA

A aquisição de Derrick White pelo Boston Celtics na última Trade Deadline, prazo para realizar trocas, foi o combustível extra para ajudar a equipe na escalada da segunda metade de temporada.


O jogador de 28 anos fará parte de uma defesa de perímetro que tem tudo para ser a mais pressionante da liga quando contar com qualquer combinação que contar com Marcus Smart, Payton Pritchard, Derrick White ou o recém chegado Malcolm Brogdon.


White pode ver uma ligeira queda em seu tempo de quadra graças ao forte elenco Celta, mas ele ainda pode ser usado para trazer um impulso defensivo vindo do banco.


Estatísticas de White em 2021-22

Temporada regular: 13,2 ppg, 3,5 rpg, 4,9 apg, 1,0 spg, 42,1% FG, 31,2% 3PT (49 jogos com Spurs, 26 com Celtics).

Pós-temporada: 8,5 ppg, 3,0 rpg, 2,7 apg, 0,9 spg, 36,4% FG, 31,3% 3PT


Situação do contrato de White

White deve faturar cerca de 16,4 milhões em 2022-23, depois de assinar uma extensão de contrato de quatro anos e US$ 70 milhões com o San Antonio Spurs em dezembro de 2020. Ele está sob contrato com o Boston até a temporada 2024-25.


Qual será o papel de White no Celtics de 2022-23?

Ao menos que White seja negociado antes da temporada (talvez em um pacote por Kevin Durant?) ele mais uma vez será um jogador chave vindo do banco.


Desta vez, porém, o armador recém-adquirido Malcolm Brogdon vai roubar alguns minutos de White. É esperado que Brogdon seja o sexto homem da equipe, enquanto Marcus Smart começa como armador titular.


Mesmo que seu tempo de quadra seja reduzido, White ainda terá um papel significativo como defensor. Sua versatilidade no lado defensivo se encaixou perfeitamente com a identidade do Celtics.


A temporada de White será um sucesso se...

... Ele for mais consistente na quadra ofensiva.


O Celtics de repente esta com um elenco muito profundo na armação da equipe, ainda mais após a aquisição de Brogdon. Smart e Brogdon são os dois principais armadaores na hierarquia do elenco, depois estão White e Payton Pritchard. Ainda assim, como vimos na temporada passada, a versatilidade defensiva de White permite que ele esteja em quadra ao lado de Smart e devemos vê-lo em quadra também ao lado de Brogdon com bastante frequência.


Um ponto positivo aqui é que a adição de Brogdon tira a pressão de White para atuar ofensivamente e permite que ele se concentre em seus pontos fortes, sua defesa.


Maior obstáculo para o sucesso de White

Inconsistencia nos arremessos.


Sabemos o impacto que ele causa defensivamente, e essa é a razão pela qual os Celtics decidiu desistir de um arremessador melhor – Josh Richardson – como integrante do pacote para adquirir White na Trade Deadline, prazo para realizar trocas, do ano passado. Ainda assim, não há dúvida de que Boston quer ver mais consistência ofensiva de White na próxima temporada.


White converteu 40,9% de seus arremessos de quadra, sendo 30,6% da linha dos 3 pontos em seus 26 jogos na temporada regular com o Celtics. Nos playoffs ele teve 36,4% de aproveitamento e 31,3% dos 3 pontos. A esperança é que haja uma melhora notável em sua primeira temporada completa em Boston.


Resumo

Por mais clichê que possa parecer, o impacto de White é sentido além da pontuação ou numeros registrados nos Box Score das partidas. Sua defesa é um diferencial notável e supera suas deficiências no lado ofensivo. Dito isto, o Celtics adoraria ver White dar um passo à frente como arremessador. Essa foi uma fraqueza gritante na temporada passada e, se ele puder melhorar um pouco seu aproveitamento dos arremessos, será um longo caminho para trazer uma faísca do banco de C que não teve um soco de pontuação nos playoffs da NBA de 2022.

18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo