AVALIAÇÃO PRÉ-TEMPORADA: COMO SMART SE ADAPTARÁ COM AS MUDANÇAS?

Enquanto Jayson Tatum e Jaylen Brown merecem muito crédito, precisamos reconhecer o cara que comanda o show do Boston Celtics, chegou a hora de falarmos do coração da equipe, Marcus Smart.


Os Celtics fizeram de Marcus Smart seu armador titular na última temporada, e o veterano que está prestes a entrar em sua nona temporada os recompensou com uma média de 5,9 assistências enquanto jogava como um leão incontrolável, defesa está que o coroou como o primeiro armador a vencer o prêmio de Melhor Defensor da Temporada desde Gary Payton em 1996.


Simplificando, os C's não chegariam às finais da NBA de 2022 sem as jogadas, liderança e arremessos subestimados de Smart, que mesmo desacreditado por muitos foi o terceiro maior pontuador da equipe nos playoffs.


Será que Smart pode repetir esse sucesso em 2022-23? Vale a pena perguntar agora que o armador Malcolm Brogdon, que não é reserva na NBA desde 2018, está no elenco. A presença de Brogdon significa um papel menor para Smart? Como os dois armadores coexistirão com Derrick White e Payton Pritchard na rotação das posições 1 (armador) e 2 (ala-armador)?


Continuamos nossa série de avaliação da pré temporada do Celtics, analisando as conquistas de Smart na última temporada e como ele pode melhorar seu jogo na próxima temporada.


Estatísticas 2021-22 de Smart

Temporada regular: 12,1 ppg, 3,8 rpg, 5,9 apg, 1,7 spg, 41,8% FG, 33,1% 3PT (71 jogos).

Pós-temporada: 15,4 pgg, 4,5 rpg, 5,9 apg, 1,2 spg, 40,5% FG, 35,0% 3PT (21 jogos).


Situação do contrato de Smart

Smart deve faturar 17,2 milhões de dólares em 2022-23 no primeiro ano de uma extensão contratual de quatro anos num valor total de 76,5 milhões que ele assinou com a equipe em agosto do ano passado. Temos Smart sob contrato com a equipe até a temporada 2025-26.


Qual será o papel de Smart no Celtics de 2022-23?

Brogdon insistiu que está bem começando do banco, então Smart ainda será o armador inicial da equipe e o comandante do ataque... para começar o jogo, de qualquer maneira.


As situações de final de jogo serão interessantes de assistir, pois Brogdon é um jogador ofensivo melhor e um condutor de bola mais confiável. Então, se Boston precisar de pontos em tempos que nada está caindo, é provável que o treinador Ime Udoka se prefira ter Brogdon como armador enquanto move Smart para a posição 2 ou o tire de quadra.


Smart é o melhor defensor e líder emocional dos Celtics, então ele deve estar em quadra na maioria (se não em todos) os momentos-chave. Mas a adição de Brogdon permitirá que Udoka gerencie o tempo de quadrq de Smart durante a temporada regular e diminua as chances de lesões como resultado de seu estilo de jogo de entrega total.


A temporada de Smart será um sucesso se ...

... Ele melhorar seu arremesso de 3 pontos.


Smart teve sua melhor temporada como passador em 2021-22 e sua segunda melhor temporada de arremessos com 41,8% de aproveitamento. Ele ainda acertou apenas 33,1% dos tiros de 3 pontos em 5,1 tentativas por jogo, no entanto, ele teve uma média de pelo menos dois turnovers por partidas pela segunda temporada consecutiva. Smart deve receber muitos passes estando sem marcação nesta temporada, já que as equipes podem optar por deixá-lo arremessar de 3 pontos para reforçar as marcações em cima de Tatum, Brown ou Danilo Gallinari, que são arremessadores muito mais confiáveis do que Smart. O armador oriundo de Oklahoma State já registrou um aproveitamento de 36,4% nos arremessos de longa distância na temporada 2018-19, então há espaço para melhorias nessa categoria.


Maior obstáculo para o sucesso da Smart

Muita concorrência em sua posição.


Smart disse todas as coisas certas sobre como ele "amou" a adição de Brogdon e acredita que os dois possam trabalhar juntos. Mas depois de ser o comandante total do ataque na última temporada, Smart terá que fazer um ajuste significativo em suas funções e minutagem de quadra com a chegada de Brogdon, um armador que estava acostumado a comandar o ataque em Indiana e Milwaukee.


Com muitas opções de qualidade na rotação da armação da equipe, isso deve ser uma coisa boa, especialmente quando as lesões inevitavelmente surgem. Mas não se surpreenda se houver algumas dificuldades no início, especialmente se Udoka experimentar jogar com Smart e Brogdon ao mesmo tempo.


Resumo

A adição de Brogdon deve ajudar Smart a ser um jogador mais eficiente, mesmo que sua produção caia um pouco. Estamos prevendo uma ligeira queda nas médias de pontuação e assistências de Smart, mas uma melhora em seu chute de fora, já que ele deverá ter melhores oportunidades de arremessar dos três pontos.


Smart é um competidor feroz que vencerá a todo custo e tem muita motivação depois que o Celtics ficou a apenas duas vitórias do título nas finais da NBA de 2022. Se for necessário ceder algumas responsabilidades para Brogdon para ajudar Boston a voltar às finais, espere que Smart esteja pronto a fazer isso.



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo