AVALIAÇÃO PRÉ-TEMPORADA: AL HORFORD PODE REPETIR O SUCESSO?

Muitas coisas precisam dar certo para um time chegar às finais da NBA - especialmente quando esse time sequer chega com 50% de aproveitamento no final de janeiro.


Para o Boston Celtics da última temporada, isso incluiu Al Horford, de 36 anos, jogando como um jogador de 26 anos em seu auge físico e técnico.


O veterano, que o presidente de operações de basquete do Celtics, Brad Stevens, trouxe de volta em junho do ano passado na troca que enviou Kemba Walker para o Oklahoma City Thunder, foi uma presença constante na quadra de ataque do Boston, com média de 10,2 pontos, 7,7 rebotes e 3,4 assistências por jogo durante a temporada regular.


Mas onde Horford realmente brilhou foi na pós-temporada, onde teve uma média próxima de um duplo-duplo enquanto registrava mais de 35 minutos de quadra por noite. Simplificando, o Celtics não chegaria às finais da NBA sem Horford, como esquecer os 30 pontos na vitória do jogo 4 sobre o Milwaukee Bucks nas semifinais da Conferência Leste e os 26 no jogo 1 das finais contra o Golden State Warriors.


Os Celtics podem esperar resultados semelhantes de Horford em sua 16ª temporada na NBA? Vamos mais afundo para descobrirmos.


Estatísticas de Horford em 2021-22

Temporada regular: 10,2 ppg, 7,7 rpg, 3,4 apg, 1,3 bpg, 46,7% FG, 33,6% 3PT (69 jogos)

Pós-temporada: 12,0 pgg, 9,3 rpg, 3,3 apg, 1,3 bpg, 52,3% FG, 48% 3PT (23 jogos)


Situação do contrato de Horford

Horford deve faturar 26,5 milhões de dólares neste que será o último ano de um contrato de quatro ano. Ele será um agente livre irrestrito em 2023.


Qual será o papel de Horford no Celtics de 2022-23?

Horford foi titular durante a segunda metade da temporada passada. Portanto, mesmo com Danilo Gallinari e Malcolm Brogdon no elenco, há uma boa chance de Horford começar no quinteto titular ao lado de Marcus Smart , Jaylen Brown , Jayson Tatum e Robert Williams em outubro.


A maior força de Horford é sua versatilidade: o veterano pode espaçar a quadra com seu arremesso de 3 pontos, tirar vantagem dos mismatches no perímetro, enquanto defende alas, alas-pivôs e pivôs com grande eficiência na quadra de defesa.


A presença de Gallinari significa que o técnico Ime Udoka pode gerenciar os minutos de Horford ao longo da temporada, então não se surpreenda se eventualmente ele ficar fora de algumas partidas, mas, a menos que surjam lesões, espere que Horford jogue cerca de 30 minutos por noite como ala-pivô titular de Boston.


A temporada de Horford será um sucesso se...

... Ele continua bebendo da fonte da juventude.


O jogador de 36 anos era perfeito para o time do Celtics quando saudável - Boston teve 46-23 com Horford na quadra na última temporada e 5-8 sem ele - então, se ele cuidar de sua saúde e seu corpo, não há razão pensar que ele não pode apresentar números semelhantes aos que vimos na temporada passada.


Maior obstáculo para o sucesso de Horford

A Idade...


Horford registrou quase 3.000 minutos totais na última temporada, depois de aparecer em apenas 27 jogos pelo Oklahoma City Thunder durante a reconstrução do time em 2020-21. Mesmo o cinco vezes All-Star preservando seu físico, há uma chance real de que ele fique sem fôlego no final da campanha 2022-23 após a offseason mais curta de sua carreira.


A fadiga afetou o chute de longa distância de Horford algumas vezes na temporada passada, então se suas pernas não aguentarem, seu aproveitamento de 3 pontos também pode cair, talvez levando Udoka a dar mais minutos para Gallinari quando ele quiser espaçar a quadra.


Resumo

É um pouco irreal apostar em mais de 70 jogos na temporada para Horford em seus 36 anos de idade, especialmente após a carga física que ele colocou em seu corpo na última temporada. Portanto, espere uma ligeira regressão estatística em todos os aspectos.


Horford está entrando em seu último ano de contrato e ainda está em busca de seu primeiro anel de campeão da NBA, no entanto, ele tem muita motivação para provar que ainda pode ser uma peça valiosa em um candidato ao título.


Esperamos que Horford faça exatamente isso, dando ao Celtics 65 jogos de produção sólida em ambas as extremidades da quadra. Gallinari pode cortar seus minutos quando Udoka querer um time mais ofensivo, mas Horford deve ser um dos cinco jogadores mais importantes do Celtics na próxima temporada.


E você amigo torcedor, o que podemos esperar da próxima temporada de Al Horford?


Fique com os melhores momentos do "Paizão" nos últimos playoffs.





25 visualizações1 comentário