AGORA SIM! DESCANSE EM PAZ BILL RUSSELL

Pela primeira vez na história da NBA, a liga e a associação de jogadores anunciaram na quinta-feira que a lenda do Celtics, Bill Russell, terá permanentemente sua camisa nº 6 aposentada em todas as franquias da liga.


Russell, 11 vezes campeão da NBA e ícone dos direitos civis, morreu em 31 de julho aos 88 anos, deixando para trás um legado lendário dentro e fora das quadras.


A aposentadoria da camisa não será o único reconhecimento que Russell terá ao longo da temporada. Todos os jogadores da NBA usarão um escudo no ombro direito de suas camisas homenageando Russell, e todas as quadras da NBA terão um logotipo em forma de trevo com o número 6 na linha lateral, perto da mesa de pontuação. Os Celtics terão seu próprio reconhecimento por seus uniformes, que serão anunciados em breve.


“O sucesso inigualável de Bill Russell na quadra e o pioneirismo no ativismo pelos direitos civis merecem ser homenageados de uma maneira única e histórica”, disse o comissário da NBA Adam Silver no comunicado.

"Aposentar permanentemente seu número 6 em todas as equipes da NBA garante que a carreira transcendente de Bill seja sempre reconhecida. Esta é uma honra importante e reservada para um dos maiores campeões de todos os tempos”, disse a diretora executiva da NBPA, Tamika Tremaglio. "As ações de Bill dentro e fora da quadra ao longo de sua vida ajudaram a moldar gerações de jogadores para melhor e por isso, somos eternamente gratos. Estamos orgulhosos de continuar a celebração de sua vida e legado ao lado da liga”.


Russell jogou toda a sua carreira vestindo o uniforme verde e branco do Celtics de 1956 a 1969, conquistando 11 títulos em suas 13 temporadas na liga. Sua camisa nº6 nunca mais será usada novamente. Os jogadores que atualmente usam o número 6 podem continuar a usa-lo, como LeBron James entre outros, mas a partir do momento em que este jogador trocar sua numeração ou for negociado, daquele momento em diante o número nunca mais será utilizado pela franquia.


Russell foi considerado um grande vencedor na NBA e seu nome também será lembrado com o prêmio de MVP das finais da NBA a cada temporada.


O lendário jogador celta foi introduzido no Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball em 1975 como jogador, depois novamente em 2021 como treinador. Russell foi o primeiro treinador negro na história da liga, ganhando mais dois títulos com os Celtics como jogador-treinador. Russell também foi cinco vezes MVP da NBA, duas vezes campeão nacional da NCAA e ganhou a medalha de ouro representando os EUA nas Olimpíadas de 1956.


Mas o impacto de Russell não se limitou à quadra. Seu trabalho como líder dos direitos civis abriu o caminho para as gerações futuras. Seu trabalho foi celebrado quando ele foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil do país, em 2010, do então presidente Barack Obama.


Esta horária por parte da NBA é algo que nunca imaginei acontecer algum dia e creio ser a maior homenagem que um jogador possa receber por parte da liga e Bill Russell por tudo o que representou merecia sim o melhor!


Tudo o que posso dizer neste momento é...


"AGORA SIM, DESCANSE EM PAZ GRANDE BILL!"


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo